quinta-feira, 25 de julho de 2013

A moda do Papel de Parede

Decore suas paredes com estilo e gastando pouco

Confira dicas e sugestões mudar o visual da casa com opções acessíveis e fáceis de fazer
Hoje em dia, as opções decorativas para renovar o visual da casa estão cada vez mais variadas, tendo alternativas para todos os gostos e bolsos. Se você quer mudar a cara do seu cantinho, mas está com a grana curta, investir na aparência das paredes é uma boa pedida, pois existem diversas formas de fazer isso, gastando pouco.
Além da pintura com tinta comum, que é uma opção mais barata — caso encontre uma mão de obra acessível ou se você mesma assumir a função de pintar —, o mercado oferece outras maneiras para dar vida nova à decoração da sua casa de um jeito econômico, sem perder a sofisticação e o estilo.
Adesivos decorativos
De acordo com as designers de interiores Fabiana Visacro e Laura Santos, da VS Design, as paredes podem ganhar um charme especial com adesivos ou plotagens, que são encontradas tão facilmente nas lojas de decoração e até na internet por um valor bem acessível. Segundo elas, os adesivos de parede têm evoluído muito, sendo fáceis de aplicar e também de remover sem que isso prejudique a pintura das paredes.
Hoje, os adesivos são feitos de materiais de qualidade superior como o vinil, fazendo com que eles sejam resistentes a manchas, além de bonitos, práticos e, o que é melhor, econômicos. Dessa forma, você pode variar a decoração da casa mais vezes sem que isso pese no orçamento.
As opções estão disponíveis em uma ampla variedade de padrões, cores, formas e desenhos, possibilitando grande versatilidade para decorar as paredes, sejam elas da sala, quarto, hall de entrada, cozinha e até banheiro.
Entre os padrões mais procurados estão os desenhos florais e de plantas, geométricos e arquitetônicos. Além disso, os adesivos também podem vir em blocos maiores que formam imagens mais cheias ou até fotografias.
Para as paredes das salas, os arabescos com florais são alguns dos campeões de preferência e fazem uma diferença incrível na decoração. Adesivos com desenhos de galhos, árvores e flores também ficam ótimos nesse cômodo. Basta pesquisar algumas ideias e soltar a imaginação para deixar a sua casa ainda mais bonita.
Nos quartos, um espaço que fica superbonito com o toque do adesivo é a parte da cabeceira acima da cama. Existem opções belíssimas do produto, que deixam o local com um visual sofisticado.
Já para um quarto de menino, por exemplo, você pode selecionar estampas de animais, personagens de desenhos animados ou imagens de esporte. Para as meninas, flores, bailarinas, borboletas, fadas e princesas. Para a área da cozinha ou sala de jantar, você pode escolher adesivos de parede com desenhos de louças, frutas e legumes, árvores, flores, xícaras, talheres e até mensagens específicas.
Opções não faltam nas lojas e você pode se surpreender com tanta variedade. Com certeza, vendo o resultado em uma parede de sua casa, você vai ter vontade de decorar outros cômodos. Só tome cuidado para não pesar a mão. Por isso, escolha sempre uma parede por ambiente para decorar.
As vantagens decorativas são ótimas, sem contar que o valor também vale a pena, pois um adesivo para decorar uma parede da sala ou uma cabeceira pode custar menos de 30 reais. É possível encontrar produtos ainda mais baratos, que custam a partir de 10 reais. Tudo vai depender do tamanho e das formas. Além de tantas opções, algumas lojas também oferecem a oportunidade de criar seus próprios adesivos personalizados.
Os adesivos podem ser colados em paredes comuns, em azulejos, superfície de madeira e vidro. Para aplicar é simples, confira abaixo:
  • Escolha uma superfície plana e lisa;
  • Limpe bem o local. Se usar pano úmido ou se a parede estiver recém-pintada, espere secar bem;
  • Fixe o desenho sobre a superfície desejada com fita crepe para não sair do lugar marcado;
  • Remova aos poucos e com cuidado o liner (papel branco), de forma que o adesivo não fique grudado nele, e sim na parte transparente;
  • Passe a espátula sobre a parte transparente (máscara de transferência) do centro para as bordas, removendo as rugas ou bolhas que possam aparecer;
  • Depois de fixar o produto, comece puxar a parte transparente para baixo;
  • Finalize, retirando a borda e verifique se ficou alguma bolha. Caso ainda exista, é só passar a espátula novamente.
Papel de parede e revestimentos
Outro recurso interessante indicado pelas designers de interiores Fabiana Visacro e Laura Santos é o papel de parede, que aparece com roupagens variadas e estilos diferentes para transformar os ambientes.
“Se bem combinados, eles conferem personalidade aos espaços, ampliam e trazem aconchego. Padrões geométricos, estampas clássicas e texturas naturais que seriam apenas coadjuvantes, muitas vezes se transformam no ponto alto da decoração”, afirmam as profissionais.
Além das opções tradicionais, existem outras novidades disponíveis no mercado, como indicam as designers: “Existem modelos com espuma injetada, dando um relevo incrível ao papel de parede. Já o papel de parede em fibras naturais é um modelo que pode ser usado como revestimento de parede ou mesmo forro para teto, no caso de ambiente que não tenha umidade, e é muito prático quanto à colocação e limpeza, bastando um espanador ou aspirador de pó para manter o revestimento novinho”, explicam.
Quem acha que o papel de parede lembra casa antiga e fora de moda, saiba que este artifício de decoração está super em alta novamente nas tendências, sendo uma das práticas preferidas de arquitetos e decoradores para sofisticar os ambientes. Tanto que atualmente existem diversos tipos de papel e revestimentos de parede como os laváveis (ou vinílicos), texturizados, lisos, os que imitam outros materiais (como madeira e cobre escovado) e com infinitos estilos de estampas.
Segundo a decoradora Fabiana Visacro, o que pode encarecer o uso do papel de parede é o serviço de colocação. No entanto, o material é fácil de aplicar, podendo ser colocado por você mesmo ou com a ajuda de alguém (como o namorado, maridão, amiga etc.). Afinal, decorar a casa e deixar o cantinho mais bonito pode ser uma atividade supergostosa de fazer, não é verdade?

Os papéis de parede podem ser encontrados no mercado hoje geralmente em rolos de 10m², custando a partir de 60 reais. Opções mais sofisticadas e com materiais de alto padrão podem chegar a custos mais altos, podendo passar dos 500 reais o rolo de 10m². Porém, é bastante fácil conseguir um ambiente bonito, moderno e até mais luxuoso com opções acessíveis. Basta ter bom gosto e criatividade.espero que gostem beijinhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...